• PROGRAMA DE INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA ENERGÉTICO NORTE E LESTE DO PAÍS AGUARDA ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL E SOCIAL


    O Director de Engenharia e Projectos da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), Tárcio Cardoso, salientou no Dundo quinta-feira(25/04), que a visita de trabalho da Delegação encabeçada pelo PCA, Rui Pereira do Amaral Gourgel, visa actualizar o andamento do significativo projecto de interligação energética entre a região norte e leste de Angola.

    Este avanço visa impulsionar o sector energético na província da Lunda-Norte em particular, focando na ampliação do acesso a energia eléctrica.

    O projecto envolve a construção de mais de quinhentos quilómetros de transmissão de 220 quilo volts, com um orçamento superior a oitocentos milhões de euros, conectando as localidades do Dundo, Lucapa, Saurimo e Camenongue, portanto, instalação de quatro subestações, incluindo também redes de distribuição e ligações domiciliares para as quatro localidades beneficiadas, como avançou o Engenheiro Tárcio Cardoso.

    Apesar da assinatura do contrato para a interligação estar já efectuada há cerca de dois anos, as condições financeiras necessárias para sua execução não foram ainda totalmente estabelecidas.

    De acordo com Tárcio Cardoso, o financiamento depende não só de alguns pressupostos, mas também da conclusão do estudo de impacto ambiental e social.

    A subestação em Saurimo desempenhará um papel crucial como ponto de distribuição da rede em alta tensão para a região leste. E o projecto prevê a interligação dos sistemas eléctricos do norte e do leste do país, em nível de tensão de quatrocentos quilo volts, conectando a futura subestação em Malanje, passando por Xá-Muteba a Saurimo, a rede de alta tensão para o leste.

    Uma vez que equipas técnicas realizaram levantamentos para os estudos de impacto ambiental e social da linha de interligação, espera-se que até o final do primeiro semestre de 2025, os trabalhos de desminagem do traçado tenham início, para a preparação do terreno para a expansão da infraestrutura eléctrica.

    Salientar que este projecto ambicioso destaca a determinação da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), em melhorar a rede eléctrica em Angola, visando uma energia sustentável e acessível para todas as comunidades.