A Província da Lunda-Norte passou a contar deste o dia 15 de Julho, com o Primeiro Centro de Acção Social Integrado (CASI), inaugurado no município do Lôvua, no âmbito da expansão da terceira fase da componente do programa Kwenda para atender pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade.
A infraestrutura inaugurada pelo Vice-governador para o Sector Político, Social e Econômico, Frederico Inungo Barroso em representação da Governadora Filomena Miza, foi financiada pelo Fundo de Apoio Social (FAS), orçou mais de Cem Milhões de Kwanzas.
O equipamento social surge para responder a abrangência de serviços sociais, precisamente ao registo civil, fuga a paternidade, violência contra o género, crianças com necessidade especiais, segundo explicou o Director do FAS na Lunda-Norte, João Nascimento Alfredo.
As entidades eclesiásticas e as autoridades tradicionais atribuem uma importância fundamental ao empreendimento, destacando os serviços sociais integrados que doravante estarão mais próximos e a disposição dos munícipes com objectivo de solucionar as preocupações de relevância.
Na ocasião o Vice-governador Frederico Barroso, após ao acto inaugural descreveu que a municipalização da acção social passa efetivamente a ser concretizada com o surgimento de empreendimento do género, visto que dará maior sustentabilidade aos serviços integrados, bem como das famílias que enfrentam vulnerabilidades a nível do município do Lôvua.