• MINISTRA DA SAÚDE PROCEDE LANÇAMENTO DA TERCEIRA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA CÓLERA


    SAÚDE PÚBLICA

    A Ministra da Saúde Sílvia Lutucuta procedeu sábado, 12 de Julho, no município de Cafunfo, província da Lunda-Norte, o lançamento da terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Cólera, no quadro da resposta nacional à epidemia de cólera que afecta o país desde o início do ano.

    Sílvia Lutucuta que foi recebida no aeródromo de Cafunfo pela Governadora Filomena Miza, visitou igualmente o espaço do futuro Hospital Geral do Dundo, cujas obras encontram-se paralisadas, o Centro de Diagnóstico no município do Mussungue, bem como o depósito de vacinas no município do Chitato.

    Ao proferir a intervenção do lançamento, Sílvia Lutucuta apelou o engajamento de todos os actores sociais e comunitários para a concretização das acções, cumprindo rigorosamente as medidas impostas para o controlo eficaz da doença, tendo anunciado que o país tem o registo de Vinte Sete Mil, Quatrocentos e Sete casos com mais de Setecentos óbitos.

    Quanto a Lunda-Norte, a Ministra Sílvia Lutucuta, adiantou que já foram registados mais de 500 casos de cólera, destes 8 foram a óbito, sendo o município do Cafunfo a liderar os casos ao nível da província, números que preocupam as autoridades sanitárias e civis.

    Por sua vez, a Governadora Filomena Miza, agradeceu a iniciativa do ministério da saúde e sinalizou a importância do lançamento da campanha nacional de vacinação contra a cólera no município do Cafunfo, sublinhando de igual modo trabalho conjunto para travar a epidemia.

    Já o representante nacional da OMS em Angola, Indrajit Hazarika,
    disse que o investimento da luta contra a cólera é fundamental, de tal modo que o lançamento da 3ª ronda de vacinação nacional marca o compromisso com o Governo angolano, visando salvar vidas. Aquele responsável, expressou felicitações ao governo provincial pelo esforço que tem dado na luta contra o surto da doença.