ENCONTRO DE COOPERAÇÃO.
As trocas comerciais entre as províncias da Lunda-Norte (Angola) e do Kasai (RDC), ficarão mais facilitadas com afirmação de parceria bilateral na terça-feira, 22 de Julho, na cidade de Dundo para a criação de um Entreposto Comercial no Marco-10 de Nachiri, entre as duas províncias de Angola e da República Democrática do Congo, cujo objectivo visa reforçar e modernizar o comércio transfronteiriço entre os dois países vizinhos.
Na ocasião a Governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, disse que o reforço das relações bilaterais dos dois países é de interesse comum, representando uma ligação profunda que faz toda diferença, marcando assim um ponto de viragem significativo da conectividade social.
A Governadora enfatizou a interligação entre as Províncias da Lunda-Norte e do Kasai, sendo uma necessidade que se impõe, não apenas como oportunidade de desenvolvimento económico e comercial, mas também como imperativo social para a aproximação dos dois povos, garantindo desse modo a captação de investimentos, sendo uma das prioridades do Executivo Angolano. Outro aspecto fundamental é a implementação de portagens adequadas e eficientes que visam facilitar a passagem de mercadorias. A taxação justa e a criação de processos simplificados que reduzirão os custos de transporte e consequentemente, tornarão os produtos mais competitivos.
A Governante salientou ainda esperar que os sistemas de portagens a serem implementados, sejam desenhados de modo a garantir a transparência nas cobranças e a celeridade nas operações. Um modelo de portagem que funcione como um facilitador e não como um entrave, visto que será decisivo para a eficácia do comércio transfronteiriço que se quer desenvolver.
Por sua vez, o Governador da Província do Kasai, Crispin Mukendi, destacou o reforço de cooperação bilateral considerando um marco histórico e que eleva o nível de desenvolvimento e segurança entre Angola e RDC, parabenizando o acordo mútuo que visa garantir as trocas comerciais com a construção de infraestruturas comerciais, com destaque para a estrada que ligará as duas cidades e armazéns de depósitos de mercadorias.
Salientar que a província da Lunda-Norte partilha uma extensão de 720 quilómetros de fronteira com a RDC, concretamente com as províncias do Kasai, Kasai Central, Lualaba e Kuango.
O primeiro Encontro Bilateral entre os Governos provinciais da Lunda-Norte (Angola) e do Kasai (República Democrática do Congo), visou analisar o Projecto de construção de infraestruturas logísticas e aduaneiras para o comércio transfronteiriço no Marco-10 , do Nachiri, no sentido de reforçar e modernizar os serviços neste sector.