• KWENDA BENEFICIA MAIS DE CINCO MIL FAMÍLIAS NO LUBALO


    Cinco mil, quatrocentas e vinte duas famílias vulneráveis do município do Lubalo, na província da Lunda-Norte, começaram nesta terça-feira(11/02), a receber 132 mil Kwanzas, atribuídos a cada agregado familiar cadastrado, equivalente a duas prestações (12 meses) das transferências sociais monetárias do programa Kwenda.
    A cerimónia oficial de abertura decorreu no bairro Quelele e foi presidida pela Governadora Provincial, Filomena Miza, que enfatizou o compromisso do Executivo angolano na melhoria das condições sociais da população, destacando a importância das políticas voltadas para o apoio às famílias vulneráveis.
    A Governante apelou igualmente às famílias beneficiadas no sentido de utilizarem adequadamente os valores recebidos, investindo na agricultura, criação de animais e outras actividades que garantam sustentabilidade e independência financeira.
    O Administrador Municipal, Silvestre Cheleca, expressou seu agradecimento ao Executivo angolano pelo empenho na concretizar do programa Kwenda, sublinhando a relevância da iniciativa para os munícipes do Lubalo.
    Por seu turno, o responsável do Instituto de Desenvolvimento Local na Lunda-Norte, (FAS), João do Nascimento Alfredo, assegurou que o Kwenda actualmente contempla sete municípios da antiga divisão política administrativa, com a nova divisão, o programa de fortalecimento do sistema de protecção social prevê completar um total de 13 municípios.
    Salientar que a iniciativa tem como objectivo oferecer suporte financeiro às famílias vulneráveis e promover melhorias nas condições de vida dos beneficiários.
    A cerimónia contou com a presença de membros do governo provincial, órgãos de defesa e segurança, membros da administração municipal, partidos políticos com assento no parlamento, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas e munícipes.