• IMIGRAÇÃO ILEGAL PREOCUPA AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS


    A imigração ilegal, contrabando de combustível e a exploração ilícita de minerais estratégicos tem sido grande preocupação do Executivo angolano, tendo em conta a extensa fronteira partilhada entre Angola e a República Democrática do Congo.

    A informação foi manifestada segunda-feira, 21 de Julho, no Dundo, pela Governadora Provincial, Filomena Miza, no encontro efectuado no âmbito da visita de constatação, bem como de ajuda e controlo, do Ministro do Interior, Manuel Homem, à Lunda-Norte.

    A Governante salientou sobre a necessidade premente do reforço de meios tecnológicos, capital humano e condições de habitabilidade das forças, em face da demanda e em atenção a vasta fronteira de mais de 700 quilómetros no território da Lunda-Norte.

    Por seu turno, o Ministro Manuel Homem, reiterou o compromisso daquele Departamento Ministerial com os distintos órgãos de defesa e segurança, no sentido de continuarem vigilantes e firmes ao serviço da segurança pública na província. O Ministério está a cumprir um programa de investimento em infraestruturas e meios técnicos e tecnológicos em todas as regiões fronteiriças do país, no sentido de garantir maior eficiência na actividade dos efectivos.

    O programa constou também encontro com os membros do Conselho Consultivo da Delegação do Interior e do Comando Provincial da Polícia Nacional, visitas ao Assentamento de refugiados do Lôvua, ao Posto fronteiriço do Chissanda e às distintas Unidades pertencentes ao Ministério do Interior.