• GALA LUNDA-NORTE 47 ANOS HOMENAGEIA JORNALISTAS


    Jornalistas de distintos órgãos de comunicação social que venceram o "Prémio 04 de Julho em Jornalismo" foram galardoados, nesta sexta-feira, no âmbito das festividades da província da Lunda-Norte.

    A cerimónia de entrega dos prémios foi orientado pela Governadora provincial, Filomena Miza e abrilhantada pelo músico Konde. A 19.ª edição premiou o jornalista Isidoro Samutula na categoria de Imprensa, Mendes Tunga Rodrigues na categoria de Televisão/ imagem, Cláudio Pinto na categoria de Rádio e Olga de Fátima, em Televisão/ reportagem, Fotojornalismo Txitxi Baptista e uma Menção honrosa à jornalista de língua nacional, Odeth Ivulo.

    Os vencedores receberam para além de um galardão, um certificado de mérito e setecentos mil kwanzas, sendo que a menção honrosa, trezentos mil kwanzas.

    O prémio teve como objectivo reconhecer o trabalho dos jornalistas locais, valorizando o seu contributo informativo, investigativo e criativo.

    Na sua intervenção, a Governadora Filomena Miza destacou a importância do jornalismo para o desenvolvimento da sociedade. Sublinhando o papel fundamental da comunicação social na promoção da cidadania, bem como apelou aos profissionais no sentido de continuarem a exercer a sua função com rigor, ética e responsabilidade, acompanhando as exigências actuais da profissão.

    O Prémio 04 de Julho em Jornalismo, que esteve suspenso durante quatro anos, foi retomado em 2020 e, desde então, tem vindo a afirmar-se como um instrumento de valorização dos profissionais da comunicação na Lunda-Norte.