• FAZENDA LAVOURA ESPERANÇA COLHE TREZENTAS TONELADAS DE FEIJÃO NUMA PRIMEIRA FASE


    Cerca de Trezentas toneladas de feijão foram colhidas quarta-feira,04/06), na Fazenda Lavoura Esperança no município do Lôvua, numa primeira fase podendo colher até mil toneladas de feijão catarino e manteiga no final deste ano, em 230 hectares preparados naquele que é o maior projecto agrícola, na província da Lunda-Norte, com foco na produção de cereais.

    O resultado é animador de acordo com o coordenador da Fazenda Lavoura Esperança, Benjamin Herder da comunidade menonitas mexicanos, tendo anunciado mais de Dois Mil e Trezentos hectares de milho por colher ainda este ano.

    A actividade conta com a mão de obra local, neste momento 120 pessoas entre jovens e adultos dos bairros circunvizinhos encontraram ali o seu sustento e já falam das experiências adquiridas como auxiliares de colheitas e tratoristas.

    O Administrador Municipal do Lôvua, António Mussumari, explicou que uma parte da produção do feijão catarino e manteiga serão comercializadas localmente para possibilitar que os munícipes e outras pessoas interessadas adquiram o produto para o consumo.

    O dirigente disse ainda que a Lunda-Norte tem tudo para dar no sector produtivo, entretanto, já se pode mudar de paradigma, dando ênfase ao trabalho dos agricultores meninotas mexicana que está a mudar o quadro do sector na região.

    Por seu lado, o Director Provincial da Agricultura Delfim Mussulo, em representação da Governadora provincial, Filomena Miza, disse que a iniciativa privada tem vindo a responder com satisfação ao apelo do Presidente da República, na captação de investimentos, bem como na aposta da produção nacional e o aumento da cadeia alimentar e sustentável da economia nacional.