As Autoridades Tradicionais do município do Chitato, solicitaram nesta segunda-feira(09/12), maior acompanhamento administrativo nas comunidades, por formas a aferir-se a real situação social dos cidadãos.
As Autoridades Tradicionais manifestaram esta preocupação, durante o primeiro encontro de auscultação, orientado pela Governadora provincial da Lunda-Norte, Filomena Miza.
No encontro foram colocadas questões ligadas a fuga de quadros, exiguidade de infraestruturas sanitárias e de educação em algumas comunidades, água potável, saneamento urbano, vias de acesso, recuperação da piscina do Mussungue e do mercado municipal, bem como segurança pública.
A recuperação da área comercial do Bairro Camatundo, as infraestruturas sociais, culturais e económicas da vila do Chitato e da localidade de Chissanda, também constaram das preocupações das Autoridades Tradicionais.
Por sua vez, a Governadora Filomena Miza, salientou que a maior parte das preocupações é do conhecimento do Executivo, que trabalha afincadamente para a melhoria de vida dos angolanos. Já foi gizado um relatório onde espelha a actual realidade da província, que merecerá tratamento em função das questões emergenciais, face ao momento financeiro do país.
A Governante reconheceu o atraso dos subsídios das Autoridades Tradicionais que serão pagas nos próximos dias e instou igualmente para que todos os cidadãos unidos trabalhassem para o melhoramento do saneamento do meio, fiscalização das infraestruturas por formas a evitar vandalismos dos bens públicos, com realce para postes de iluminação e sistemas de abastecimento de água.
Referir que para este primeiro encontro, a Governadora provincial, Filomena Miza, no âmbito da governação participativa, auscultou diferentes organizações femininas e juvenis, comunidade académica e empresarial, faltando às entidades eclesiásticas.
-
AUTORIDADES TRADICIONAIS SOLICITAM MAIOR ACOMPANHAMENTO NAS COMUNIDADES