• ALUNOS DE ESCOLAS DA LUNDA-NORTE INSTADAS A VALORIZAR PATRIMÓNIO CULTURAL


    ARTE SONA

    Alunos de diferentes instituições escolares da província da Lunda-Norte, foram instadas terça-feira, 1 de Julho, a valorizarem e preservar o património cultural, como identidade da região.

    A informação foi manifestada no âmbito de uma actividade interativa e socioeducativa, denominada "os traços que contam - histórias de Sona", numa iniciativa da Empresa Endiama Mining em parceria com Gabinete Provincial da Educação.

    O evento contou com a presença de representantes da Empresa diamantífera, quadros seniores do Gabinete Provincial da Educação e da administração do Mussungue, alunos da 5ª e 6ª Classes, gestores e professores de distintas escolas dos municípios de Chitato, Dundo e Mussungue.

    Na ocasião, o Representante da Endiama Mining, Edson Bunga, enalteceu a parceria existente entre a Governo Provincial e a empresa, salientando como parte das comemorações dos 47 anos de existência da província, a Endiama Mining preparou uma cartilha sobre os Sona como forma de valorizar o patrimônio cultural da região e incentivar o acesso à educação e a criatividade entre crianças e adolescentes.

    Igualmente o Mestre do SONA, Jack Tchindje, antropólogo e estudioso desta arte fez um percurso sobre a simbologia SONA e apelou o interesse pela criação de novos símbolos.

    Por seu turno o Director do Gabinete Provincial da Educação, Ricardo Cauica Ferreira, realçou a necessidade do público infantojuvenil aprender e preservar a herança cultural do território onde vive como forma de saber quem somos, de onde viemos e para aonde vamos. Igualmente, ressaltou a importância de entender os símbolos que identificam a Cultura Cokwe, a interligação destes com as ciências naturais e exactas, como a Matemática e Geometria, louvando a iniciativa, confirmou o compromisso do Gabinete da Educação em apoiar actividades do género.